A História da Anestesia – Anestesia é o Básico #1

O curso Anestesia é o Básico começa contando a História da Anestesia. Os primeiros relatos da utilização de alguma coisa que poderia aliviar a dor data de 4000 a.C., em que os sumérios utilizaram opio para esse fim. Porém, até a idade média as cirurgias era realizadas sem nenhuma anestesia.

Tudo mudou em 1844, com o dentista Horace Wells, que ganhou notoriedade com a administração de óxido nitroso nos seus pacientes. Convidado para demonstrar seu procedimento no Massachusetts General Hospital, o ato deu errado e o mesmo foi ridicularizado. Anos depois, em 1846, William Thomas Green Morton fez a mesma demonstração, no mesmo local, mas naquele caso administrando éter no paciente que foi operado de um tumor cervical, sem nada sentir. Esse episódio foi conhecido como “A descoberta da anestesia”! Desde então a anestesia vem se desenvolvendo rapidamente, o mesmo ocorrendo com a anestesia veterinária, que caminha lado-a-lado.

Assista esse video para ver mais detalhes!

Pra ler depois
The Wood Library-Museum of Anesthesiology
The history of Anaesthesia – Royal College of Anaesthetists
Aguiar AJA. História da Anestesia. In: Fantoni DT, Cortopassi SRG. Anestesia em Cães e Gatos. Ed Roca. 2a ed. 2010, 3-10.
Maia RJF, Fernandes CR. O alvorecer da anestesia inalatória: uma perspectiva histórica. Revista Brasileira de Anestesiologia, 52(6), 774-782, 2002.
Massone F. A História da Anestesiologia Veterinária no Brasil. In: Luna SPL, Carregaro AB. Anestesia e Analgesia em Equídeos, Ruminantes e Suínos. Ed MedVet. 1a ed. 2019, 1-14.
Robinson DH, Toledo AH. Historical development of modern anesthesia. J Invest Surg, 25, 141-149, 2012.

Sugestões? Considerações? Pensamentos? Comente!

Este post tem um comentário

  1. Avatar
    Flavio Massone

    Dentro das histórias narradas da Anestesia e Anestesiololgia Veterinária esta é uma das mais completas e didáticas que eu já vi.Parabéns caro Adriano Carregaro pois é disso que precisamos também de cultura geral.Abração. 👏👏👏👏

Deixe uma resposta