Olá Tripulantes do NAVE! Nesse vídeo nós vamos responder perguntas sobre os anestésicos dissociativos. Eles são muito utilizados na medicina veterinária porém, muitas vezes são usados de maneira errada e por isso há muitas dúvidas no que é possível ou não de se fazer quando o paciente está sob essa anestesia. Nós agradecemos as perguntas feitas pelo Fernando Murta, Filipa P e o Salgado louro. Abaixo estão os links para você ir direto à pergunta, ok?
Pergunta 1 (00’54”) KETAPUM e o que fazer com ele: Professor, gostaria de saber sua opinião sobre o famigerado Ketapum. Mesmo muitos anestesistas odiando essa associação, ela é ainda muito utilizada, muito por conta de sua praticidade e segurança. Ja muitas vezes vi alguns colegas anestesistas comentando que “ketapum nem é anestesia”. E então, o que o senhor diz? Ketapum é anestesia? E se associada à algum bloqueio ou protocolo analgésico mais trabalhado, acha que existe uma viabilidade maior para cirurgias mais invasivas em locais com pouco suporte (silvestres, fazendas, cidades pequenas) by Fernando Murta.
Perguntas 2 (06’24”) ZOLETIL e o que fazer com ele: Qual a sua opinião em relação ao uso de apenas Zoletil como agente anestésico em cirurgias (ex. orquiectomia, ovariohisterectomia, etc)? Já assisti a algumas cirurgias com esse procedimento, e especialmente nas orquiectomias reparei que os gatos reagem aos estímulos (tricotomia, desinfecção e o próprio procedimento cirúrgico). Também percebi que a recuperação dos animais é meio difícil… by Filipa P.
Perguntas 3 (09’23”) Cetamina + benzo ou agonista alfa2 – junto ou separado?: Aplicar na mesma seringa o benzodiazepnico e a ketamina, é vantajoso Qual a maneira correta de fazê-lo. by Salgado Louro.