Cães e GatosPosts

Librela: Novidade no controle da dor crônica em cães

Escrito por: Carolina Braga e Adriano Carregaro

Com o avanço na ciência e nas pesquisas em Medicina Veterinária, a expectativa de vida dos cães tem sido cada vez maior. Com isso também começaram a surgir problemas comuns em animais idosos, como por exemplo a dor crônica. Essa condição pode ter origem em diversas doenças, como a osteoartrite, sendo muitas vezes de difícil tratamento.

A osteoartrite é uma doença degenerativa que leva a dor crônica, prejudica a mobilidade e gera perda da função articular, sendo de grande importância clínica por afetar entre 20 a 37% dos cães acima de 1 ano de idade. Os sintomas apresentados são dificuldades de locomoção, sensibilidade e inchaço nas articulações, claudicação, alteração na temperatura local, mudança de comportamento, agressividade ao ser manipulado e dificuldade no movimento ao defecar e urinar, o que prejudica de forma significativa a qualidade de vida do cão.


O que é o Librela?

Librela é o nome comercial do bedinvetmab, um novo medicamento patenteado e lançado recentemente pelo laboratório Zoetis. O Librela é um anticorpo monoclonal utilizado para controle da dor crônica em cães, principalmente em casos de osteoartrite. Anticorpos monoclonais são proteínas geradas a partir de um único clone das células de defesa tipo linfócito B, o que faz com que sejam idênticos em suas propriedades físico-químicas e biológicas.

O Librela reduz a quantidade de fator de crescimento neural, também conhecido como NGF (Nerve growth factor). O NGF é produzido por diversas células, inclusive por células que constituem as cartilagens (condrócitos) e células do sistema imunológico. O medicamento atua ligando-se ao NGF, inibindo sua interação com o receptor de tropomiosina quinase A (trkA) e com receptores de neurotrofina p75 (p75NTR), levando a inibição dos estímulos que desencadeiam a dor.

O interessante desse medicamento é que ele promove analgesia por aproximadamente 4 semanas, tornando-o interessante para casos de dor crônica, como no caso a osteoartrite em cães. A administração deve ser feita por via subcutânea uma vez por mês.


O medicamento é eficiente?

Em um recente estudo foi verificado que 28 dias após a aplicação do Librela, 43,5% dos cães tiveram sucesso no tratamento, em comparação a 16,9% de sucesso nos animais em que foi aplicado placebo. Esse resultado é comparável à eficácia do Grapiprant, um anti-inflamatório utilizado no controle da dor crônica e inflamação em cães.

Uma vantagem do Librela em relação ao gapiprant é a praticidade, tendo em vista que o Librela necessita apenas de uma aplicação mensal, o que diminui a chance de erro na administração por parte do tutor, que pode esquecer de oferecer o medicamento ou mesmo administrar em intervalos errados, o que prejudicaria o tratamento como um todo.



Existe alguma contraindicação?

O Librela apresenta poucos efeitos adversos, sendo seguro para utilização em animais idosos, que são os principais acometidos pela osteoartrite. Porém ele não é indicado para animais usados para reprodução e fêmeas prenhes ou lactantes. Também não é indicado para cães com hipersensibilidade à substância ativa ou a qualquer um dos excipientes. O laboratório não recomenda o uso em casos de cães com menos de 12 meses por não terem sido realizadas pesquisas em animais dessa faixa etária.

Não foram observadas interações medicamentosas do Librela com parasiticidas, suplementos nutricionais, antimicrobianos, antisépticos tópicos, antihistamínicos, vacinas e anti-inflamatórios não esteroides (AINES). Nesse caso, um benefício é a possibilidade de associação com outros medicamentos, como os AINES, podendo trazer benefícios ao tratamento.

Fonte: https://cdn.shopify.com/s/files/1/0015/4874/6807/articles/adorable-animal-canine-2376987.jpg?v=1640946757

Concluindo…

O Librela parece ser um medicamento promissor e seguro para o tratamento da osteoartrite em cães, diminuindo a dor crônica e a inflamação provocadas pela doença, e consequentemente, melhorando a qualidade de vida do animal. Porém, deve-se atentar que esse medicamento tem elevado custo, o que pode inviabilizar algum tratamento e, também, cabe ao médico veterinário avaliar cada caso para que possa analisar o custo-benefício do mesmo.

Leia Também

Pra ler depois:

– Corral et al. A prospective, randomized, blinded, placebo-controlled multisite clinical study of bedinvetmab, a canine monoclonal antibody targeting nerve growth factor, in dogs with osteoarthritis. Vet Anaesth Analg, 48: 943-955, 2021.
– Krautmann et al. Laboratory safety evaluation of bedinvetmab, a canine anti-nerve growth factor monoclonal antibody, in dogs. Vet J, 276:105733,2021.


Sugestões? Considerações? Pensamentos? Comente!

27 thoughts on “Librela: Novidade no controle da dor crônica em cães

  • Keila

    Minha cachorra teve convulsão após uso do librela, seria um efeito colateral?

    Resposta
    • Olá Keila, tudo bem? como foi isso? Imediatamente após a administração? Qual via foi utilizada? Procurei bastante sobre efeitos adversos com o bedinvetmab e não achei nada relacionado à convulsões… pode explicar melhor?

      Resposta
      • Alex

        A minha tomou tem um mês mais ou menos, treve três crises convulsivas depois, pode ser alguma reação ao Librela?

        Resposta
        • Olá Alex, tudo bem?
          Teoricamente não há relação alguma… O seu animal já teve quadros convulsivos antes do Librela?

          Resposta
  • Iolanda

    minha cachorra teve um surto neurológico
    depois de tomar librela, seria efeito colateral?

    Resposta
    • Olá Iolanda, tudo bem? Como foi esse “surto neurológico”? Procurei (e muito) sobre efeitos indesejáveis com o uso do bedinvetmab e não achei nada relacionado a efeitos neurológicos… Nesse site tem alguma coisa sobre, mas apenas reação local. Poderia me explicar qual via foi utilizada e mais informações sobre?

      Resposta
    • ERICA

      Boa noite Iolanda! Estou passando pelo mesmo problema que vc, usei librela e depois de 2 dias ela começou ter problemas neurologicos! isso nunca aconteceu com ela! o que aconteceu exatamente com a sua cachorrinha? estou desesperada, já levei em 4 médicos e ela está fazendo varios exames!

      Resposta
      • Olá Erica, tudo bem? como foi isso? Imediatamente após a administração? Qual via foi utilizada? pode explicar melhor?

        Resposta
  • Valda

    minha cadelinha da raça chow chow com 14 anos já não conseguia se manter de pé, depois da segunda dose do Librela teve uma melhora incrível, já estamos na quarta dose, ela consegue fazer a caminhada matinal na praça perto de e não apresentou nenhum efeito colateral. 🙏

    Resposta
    • Olá Valda, tudo bem? Bom seu relato. Tenho uma cadela aqui em casa (SRD, 20kg, 7 anos) que vai começar a tomar também… pra ver se melhora… abraços!

      Resposta
  • Gostaria de saber qual os efeitos desta vacina pois meu cachorro tem 13 anos e tomou a primeira dose e esrou vendo diferenca ni seu comportamento bebendo muita agua uma fome muito grande e ainda o seu humor gostaria de saber sobre efeitos colaterais

    Resposta
    • Olá Emilce, tudo bem? Essa característica de aumentar a ingestão de alimentos e “melhorar humor” pode ser decorrente da dor, que agora está minimizada, ou até ausente. Tenho uma cadela que usa Librela e é notório como ela fica mais feliz quando está sob efeito do tratamento. Só pra lembrar que esse medicamento não é uma vacina ok? Abraços!

      Resposta
  • Rubia Antunes

    Onde encontro para comprar?

    Resposta
    • Olá Rubia. Esse medicamento é exclusivamente vendido por uma veterinário. Assim, seu animal precisa passar por um exame clínico e o profissional deverá avaliar se o animal precisa ou não receber. Caso positivo, ele poderá fazer o medicamento, que é administrado via subcutânea. Abraços!

      Resposta
  • Isabela

    Bom dia, meu cachorro de 17 anos tomou ontem, está sem apetite e com muito sono. Esse medicamento ainda pode fazer efeito?

    Resposta
    • Olá Isabela, tudo bem? Olha… não era para estar… Talvez seja passageiro ou até ele esteja quieto pela dor à injeção. Sugiro monitorar e, caso continue, procurar o veterinário que aplicou o librela ok?

      Resposta
  • Edmeia

    ooooopsss… cheguei a pensar no Librela pra minha cachorra, mas os comentários das reações assustaram. As respostas de: “não li nada sobre estes efeitos” é constrangedora e vazia, pois os relatos dos tutores demonstram claramente que os animais não tinham tais reações antes. Então… vamos com calma! Por enquanto minha cachorra vai tomar o que não deu problema. O fabricante deve dar crédito a estes relatos e fornecer todas as informações CORRETAS sobre a medicação.

    Resposta
    • Olá Edmeia, tudo bem?
      Entendo seu lado. Vamos aos fatos…
      Quando escrevo “não li nada sobre esses efeitos” pode ser vago sim, mas nem um pouco constrangedor. Passo boa parte das minhas horas lendo, fazendo pesquisas e atuando na rotina clínica para te falar, com tranquilidade, que não detenho todo o conhecimento do mundo e, por isso, ainda que eu tenha lido bastante sobre, “não li nada sobre esses efeitos”. Ainda… pode ser que ainda hoje eu ache algo e, nesse caso, certamente iremos abordar aqui.
      Entendo também sua conduta de “continuar dando para seu animal o que funciona. Está coberta de razão! Esse é o detalhe… não podemos ler um post (ainda que eu considere que nosso site tras informações bem importantes e fruto de muita pesquisa) e achar que vale a pena trocar os medicamentos. Também, precisamos entender que esse medicamento é de uso restrito do médico veterinário. O tutor não pode, deliberadamente, comprar esse medicamento, como compramos dipirona ou qualquer coisa do tipo.
      Continue, sim, procurando. Isso é importante. Mas acredite que as informações contidas nesse post estão corretas. Abraços ; )

      Resposta
  • Boa tarde! Librela é um medicamento novo e estava usando em minha cachorra, uma bulldog de 12 anos, que tem osteoartrite, não estava andando direito, ficou bem melhor, de fato funciona, tira a dor, se alimenta melhor. Contudo, ela estava com um tumor na pata de um centímetro, logo após o uso aumento consideravelmente. O outro cachorro de um conhecido também, com tumor anal, também fez a mesma observação. Porque foi perceptível a relação. Minha veterinária achou melhor suspende a medicação. Assim, sugiro mais estudos quanto aos efeitos colaterais do medicamento e restringir o uso para tais situações, com relação à raça, algumas podem ser mais susceptível e tem reações adversar a alguns medicamentos (Ivermectina) dosagem e doenças pré-existentes.

    Resposta
    • Haaaa…. Como eu gosto da rede Edna! E podermos continuar as conversas, ainda que virtualmente…
      Vamos lá: Você tem uma bulldog que já é considerada senil. Certamente está sendo tratada da melhor maneira possível e, para o caso dela (osteoartrite), o Librela é um dos medicamentos que pode ser usado. Lembramos que podemos tratar com dieta, omega-3, condroitina, exercícios e fisioterapia… enfim… uma gama de tratamentos. O Librela tá ai, no meio. Eu, particularmente não considero que ele seja a primeira opção.
      Você percebeu que houve um crescimento tumoral durante o tratamento. ok. Mas é meio complexo jogarmos o peso desse fato no uso do Librela, especialmente porque tumor tipo esse em bulldogs de 12 anos é relativamente comum. Suspender o medicamento? Se foi uma opinião da med vet, ok.
      Sobre os efeitos indesejáveis do medicamento e restrição. Realmente esse medicamento é muito novo, mas foi testado exaustivamente no exterior. Muito, mas muito mesmo! Certamente que qualquer indício de problemas eles iam (e vão) relatar. Mais estudos? SEMPRE! Precisamos sempre avançar nos estudos de qualquer coisa.
      Em resumo: Entre confiar nas pesquisas científicas e laboratórios e alguns relatos que podem ou não estar associados ao medicamento, fico com a opção 1. Mas… cada um precisa decidir isso sozinho. Livre escolha é o ponto.
      Abraços e obrigado pelo relato ; )
      Adriano

      Resposta
  • Marcia

    olá! dei librela pra 2 caes meus e o vet informou que faria efeito após 20 dias e que repetiriamoa a dose no trigésimo dia e que duraria 06 meses sem dor. Isso procede? observando eles com a 1 dose não vi mta diferença, obrigada

    Resposta
    • Olá Marcia, tudo bem?
      Após a administração, o Librela começa a ter efeitos em menos de uma semana. Pelo fabricante, o efeito analgésico dura até 30 dias, mas por experiência própria, em minha cadela já chegou a durar 2 meses (clinicamente). Dificilmente durará mais do que isso… Abraços!

      Resposta
  • Geda lima

    olá, a minha pinsher de 18 anos também tomou librela e teve uma melhora significativa das dores nas articulações facilmente percebida pois, começou a correr, brincar com o irmãozinho. Porém, faz tratamento quimioterapico para mastocitoma e, coincidentemente ou não, teve um aumento considerável nos nódulos sobretudo o do pezinho. pelo sim ou pelo não, achamos melhor suspender por ora o librela.

    Resposta
  • claudia

    O meu cachorrinho west vomita amarelo espumante a noite desde que começou a tomar Librela, há 4 meses. Nao com alimentos, so o líquido amarelo espumante, creio que seja ataque ao fígado decorrente do uso do Librela. No dia seguinte, por vezes, nao aceita alimentos pela manha. Fica quietinho, deitado, por longo tempo.

    Resposta
  • jussara soares caloba

    Tenho um pug que sofre muito com dor devido osteoartrite, ele tem 11 anos e mal consegue se movimentar, não consigo comprar o librela 10 mg/ml, pq não tenho CNPJ, sabe como posso adquirir 2 caixas ou mais (pois a aplicação é mensal).

    Resposta
    • Olá Jussara, tudo bem? Realmente, esse medicamento só pode ser adquirido e administrado por veterinários. A conduta é procurar o veterinário do seu Pug e ele aplicar… Você não vai conseguir comprar como se fosse um medicamento qualquer ok? Abraços!

      Resposta
  • jussara soares caloba

    complementando sou engenheira agrônoma de formação e zootecnista de pós-graduação.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alguns números

213862
Views Hoje : 73
Views 30 dias : 15787
Views Ano : 51441
pt_BR