VideosProcedures

Anestesia de Bier em Bovinos

Olá tripulantes do NAVE, tudo bem? Nesse vídeo demonstramos a técnica de anestesia local intravenosa de BIER em bovinos. As técnicas locorregionais em ruminantes são bem comuns, principalmente devido à praticidade, qualidade e custo. É comum esses animais apresentarem problemas nos cascos e dígitos e, não raro há necessidade de intervenção cirúrgica. Nesse caso, a anestesia de BIER é a melhor opção. Para a execução da técnica o ideal é manter o animal em decúbito lateral.

Como a anestesia consiste em injetar anestésico local (SEM VASOCONSTRITOR) por via intravenosa, devemos garrotear o membro em um local acima da área a ser operada. Para a execução da técnica, coloca-se uma cinta elástica para garrotear a região e impedir a passagem do sangue. Normalmente posiciona-se o torniquete na região proximal ou distal do carpo ou tarso, nos membros torácicos e pélvicos, respectivamente.

Logo ápós, punciona-se uma veia mais aparente na região, podendo ser a metacarpal dorsal comum, digital palmar lateral, metacarpal palmar lateral ou veia radial (membro torácico), ou safena lateral ou digital plantar lateral (membro pélvico). Essa punção preferencialmente utilizamos um scalp 19 ou 21G. Após a punção são administrados entre 10 a 20 mL de lidocaína a 2% (SEM VASOCONSTRITOR) em bovinos adultos, e entre 5 a 10 mL em pequenos ruminantes e bezerros. A anestesia ocorre após 5 a 10 minutos e perdura pelo tempo em que se mantém o garrote, que não deve ultrapassar 90 minutos. A liberação do garrote deve ser feita gradualmente.

Lembre-se de não utilizar anestésico com vasoconstritor pois isso promoverá necrose da extremidade do membro! Obrigado por assistir ao vídeo e convidamos a assistir os vídeos do Curso “Anesthesia Unravelled“, na playlist.


Read also about:

Suggestions? Thoughts? Comments? Share!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

en_US