PostsCães e Gatos

A Melhor Anestesia para Castração!

Olá tripulantes do NAVE, tudo bem? Nesse post, enfim, vou falar qual o “protocolo ideal para castração”! Tanto faz para machos ou fêmeas! Mas não vou mentir para vocês, que estão lendo o post… se forem esperar alguma formula milagrosa, para ser usada em qualquer situação, podem parar agora e poupem tempo.

Frequentemente, alunos, médicos veterinários e até tutores (proprietários, donos, como queiram chamar) de cães e gatos me perguntam: “Qual é o protocolo ideal para castração?” Olha, acho que essa pergunta só não é pior pra mim do que “Professor, posso usar cetamina + xilazina para castração?”.

Afinal, por que é tão difícil determinarmos um protocolo anestésico ideal para castração? Simplesmente, porque, quando há essa dúvida, o problema está no profissional e não no paciente. Nós vamos discutir nesse post o que “deve” ser feito, ou o que “deve ser evitado”; é simples… basta termos o conhecimento e medicamentos para isso.


Separando Machos e Fêmeas

Cirurgias de castração são diferentes entre machos e fêmeas. Nos machos, o acesso cirúrgico geralmente é feito pela bolsa escrotal (gatos) ou pré-escrotal (cães). Essas incisões são bem pequenas e a cirurgia é bem rápida; cirurgiões habilidosos fazem em 5, 10 minutos. No caso das fêmeas, o acesso deve ser abdominal e, obviamente, temos que acessar o peritônio. Essa pequena diferença já pode mudar nossa escolha anestésica.

Cirurgias em abdome, tórax e ortopédicas promovem estímulo doloroso considerado de moderado a intenso. Assim, a fêmea que irá sofrer castração requer um protocolo anestésico mais elaborado, a fim de evitar dor trans e pós-operatória. Isso não quer dizer que os machos não precisem de analgesia, ok? Mas podemos flexibilizar alguma coisa (ainda que eu não concorde e nem opte para isso…)


Modalidades Anestésicas vs Estímulo Doloroso

Basicamente temos dois tipos de modalidades (sendo bem simplista): Anestesia Dissociativa e Geral. Dentro da modalidade geral, temos a Anestesia Total Intravenosa e Anestesia Inalatória. Se você tiver dúvidas em relação a essas modalidades, sugiro ver os links de cada uma delas para entender melhor, ok?

Mas, voltando aos nossos pacientes… Qual o melhor protocolo anestésico? Sem dúvidas a anestesia geral é a ideal nesses pacientes, seja inalatória ou total intravenosa. Ainda que existam diferenças entre elas, o que precisamos é bloquear a resposta à dor e essas duas modalidades conseguem fazer isso. A escolha, sinceramente, dependerá da experiência e gosto do anestesista. São igualmente seguras para o paciente.


E a Anestesia Dissociativa? Não pode?

Pode, e não pode… Se pensarmos em cães e gatos machos, até poderíamos fazer um protocolo de Anestesia Dissociativa e fazer um bloqueio intratesticular com anestésico local. Nesse caso teríamos imobilização química com analgesia. Mas, como já vimos nessa videoaula de anestésicos dissociativos, poderemos ter alguns contratempos, como pouco tempo anestésico (a depender do cirurgião), alterações cardiovasculares e até obstrução de vias aéreas. Eu faço? Não aconselho fazermos isso…

Já em fêmeas, essa anestesia é totalmente inadequada. É simples assim… Inadequada. E aí que vem o problema todo dessa pergunta infame… Como dito, o acesso ao abdome promove dor de moderada a intensa e essa modalidade anestésica não elimina isso, longe disso, inclusive… poderíamos até associar vários outros analgésicos nessa anestesia, mas ainda sim não é adequada para tal.

MAS… e por que essa é uma pergunta infame? Simplesmente porque quem procura fazer esse protocolo anestésico em OSH (ovariohisterectomia) não tem condições, ou mesmo conhecimento de anestesia a ponto de oferecer segurança ao paciente; e aí ela passa a ser uma pergunta chata: A pessoa fica perguntando até conseguir uma resposta que ela se sinta tranquila em fazer isso. De mim, pelo menos, não terá (rsrsrsrs). Mas e se eu só tiver isso, professor? Respondo: Peça para quem tem condições, fazer…


Outros fatores que podem afetar o procedimento

Como dito, a habilidade do anestesista em escolher o melhor protocolo vai muito do gosto e experiência. Técnicas de anestesia geral (intravenosa ou inalatória), associadas a bloqueios locorregionais são muito bem vindas. Na boa, tanto faz, desde que sejam bem feitas.

A habilidade do cirurgião também é um ponto importante, pois disso dependerá o tamanho da incisão, manipulação de vísceras e tempo cirúrgico. Uma OSH pode demorar 10 minutos ou 2 horas! Acredite!

A monitoração transanestésica também é extremamente importante, não só nesses pacientes, mas para qualquer outro. Olho, sempre no paciente! Por fim, o cuidado analgésico pós-operatório vai evitar que tudo que foi feito não seja perdido. Analgesia pós é fundamental.

E agora? Qual a melhor anestesia para castração pra você?

Read also about:

Suggestions? Thoughts? Comments? Share!

One thought on “A Melhor Anestesia para Castração!

  • ARMANDO BASILIO

    Estou iniciando na Anestesia. Ao ler e estudar muito sobre o assunto, descobri que a melhor anestesia é a que nos propomos a fazer o melhor para o paciente. Saber quem é o paciente e todas as suas complicações, claro se tiver.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Alguns números

204389
Views Hoje : 68
Views 30 dias : 14855
Views Ano : 36252
en_US