VideoaulasNAVE Responde

Amantadina, Amitriptilina e Gabapentina em Cães e Gatos – NAVE responde

Olá Tripulantes do NAVE! Nesse vídeo da nossa websérie NAVE RESPONDE, nós vamos responder três perguntas sobre os adjuvantes analgésicos, especificamente sobre a Amantadina, Amitriptilina e Gabapentina em cães e gatos. Essas perguntas foram feitas pela Thais Ramos, Bianca Schimidt e Priscila Vida, no Youtube, no site e nas nossas mídias sociais.

  • Pergunta 1 (0’45”) Amantadina – “Professor, qual o grupo farmacológico da amantadina?” by Thais Ramos.
  • Pergunta 2 (1’44”) Amitriptilina – “Professor, quais seriam os efeitos indesejáveis da amitriptilina quando não titulada corretamente? Seriam os mais brandos da “síndrome serotoninérgica” ou não tem relação? Obrigada” by Bianca Shimidt .
  • Pergunta 3 (3’43”) Gabapentina – “Bom dia, meu nome é Priscila. a veterinária ortopedista da minha cachorra indicou gabapentina 300 mg, eu li a bula e agora estou com medo de dar devido as reações adversas. Será que realmente seda o animal? ela tem displasia por isso foi indicado esse medicamento. É uma cachorra da raça Labrador” by Priscila Vida.

Quer ver as respostas? Então assista ao vídeo!


Leia Também

Sugestões? Considerações? Pensamentos? Comente!

11 thoughts on “Amantadina, Amitriptilina e Gabapentina em Cães e Gatos – NAVE responde

  • Edna pirmann

    Ola, minha gata usa amitriptilina algum tempo,ela havia desenvolvido mania , e chegava se morder, atualmente ela foi diagnosticado com hérnia de disco e foi receitado gabapentinha, porém e seguro manter os dois medicamentos?

    Resposta
    • Olá Edna, tudo bem?
      Não há contraindicação para os dois medicamentos, mas qualquer associação terapêutica precisa ser bem avaliada e, talvez, as doses precisam ser adequadas. Converse com o veterinário da sua gata para ver se esses efeitos começaram após a introdução da gabapentina ok? Lembrando que o tratamento medicamentoso não “cura” o animal. Um olhar especial na causa (hérnia, no caso) é importante. Abraços!

      Resposta
    • Cleide Omara da Silva

      Olá, tenho uma bulldog frances e fazem 4 meses que o amigo dela um pastor faleceu, a partir dai ela fica babando, fiz vários exames e nada diagnosticado, ai a veterinária passou um spray chamado Anizem já estou usando a 1 mês deu uma melhorada mas está voltando de novo ai ela passou Um manipulado chamado Amitripilina estou com receio o que acha.

      Resposta
  • Aline

    Boa noite!
    foi receitado 24 mg de gabapentina continua para dor na coluna de 12 em 12h para meu gato que pesa 4,800kg, faz dois dias que estou dando e sentindo ele meio apático. É comum? Vai passar algum dia? Gratidão.

    Resposta
  • A minha gata começou a lamber-se excessivamente ao ponto de não ter pelos na barrigas, interior dos braços e pelada na perna. O veterinário receitou amitriptilina. Todos os dias toma 1/4 de comprimido de 10mgs. Quando é que começo a ver melhorias e durante quanto tempo pode demorar o tratamento? Sei que tem que fazer o desmame gradualmente como o veterinário indicar. Está a tomar há 2semanas e embora se lamba menos, ainda o faz.
    Pode elucidar-me mais sobre este tem pfavor? Acho que o que causou isto foi a minha ausência durante 6/8 semanas em que estive no hospital.
    Obrigado

    Resposta
  • A minha gata começou a lamber-se excessivamente ao ponto de não ter pelos na abdómen, interior dos braços e uma pelada na perna. O veterinário receitou 1/4 de amitriptilina 10ths/ dia. Ela deixou de se lamber excessivamente mas está mais sonolenta. Até quando pode ir o tratamento e quando é que posso ver resultados? Está a tomar à 2 semanas e sei que é necessário fazer o desmame pouco a pouco. Gostaria de ver resultados mais satisfatórios . O que me pode dizer sobre isto? Julgo que começou com o fato de me ter ausentado por cerca de 6/7 semanas . Obrigado pela atenção.

    Resposta
  • boa noite, hoje faleceu minha cachorra de 11 anos pesava 25 kg, ela foi diagnosticada do displasia coxofemoral associados sinais avançado de osteoartrose, a Vet receitou gabepentina 180 mg de 12 em 12 horas durante 2 meses, cloridrato de tramadol 50 mg durante 2 cap. de 8 hs em 8 hs durante 5 dias, carprofeno 100 mg metade de 12 em 12 horas durante 14 dias esse tratamento começou dia 19/04 logo nos primeiros dias vi que minha cachorra ficou apática e cansada com a respiração ofegante, mas não chorava mais de dor não conseguia levantar só com ajuda andava com dificuldade e desorientada parecia não está enxergando direito e andava muitas fãs vezes em círculo, mesmo assim continuei o tratamento até toda as medicações acabarem os dias presquitos e só continuando com a gabepentina mas ela foi piorando e ontem começou com uns espasmos na perna direita da frente que não cessava e a deixando muito ofegante e hoje dia 04/05 ela não conseguiu mas ficar em pé logo caia qdo eu a colocava de pé, então qdo fui corre para leva lá no Vet ela começou a se esticar muito ofegante evacuou e logo faleceu, estou desesperada o que pode ter ocorrido pelo amor de Deus 😭. encarecidamente peço uma direção do que pode ter ocorrido. obrigado

    Resposta
    • Olá Maria Aparecida. Meus sentimentos pela perda da sua cadela… Olha, sobre o tratamento você precisaria ver com a veterinária dela. Mas, o que foi passado são medicamentos para tratamento da dor; todos esses ai… Sobre sua pergunta, eu realmente não sei o que possa ter ocorrido, especialmente porque isso dependeria de um acompanhamento… Sei que esse momento é de sofrimento para você e família mas é preciso analisar o caso como um todo… sei que pensamos (sempre) que houve um erro médico (no caso da medicina) ou veterinário… mas pelo que você relatou, sua cadela já sofria de dor intensa há algum tempo… força ai nessa hora ok? abraços…

      Resposta
  • Debora

    Olá,
    Tenho uma cachorra com 3 anos e desde filhote é muito agitada. Já tentei 3 tipos de adestramento, remédios naturais, chás e nada resolveu.
    Ela foi castrada quando tinha por volta de 9 meses e desde então começou a ficar reativa com outros cachorros e com algumas pessoas.
    Ela é porte médio/grande (pesa 24 kg) e tenho muita dificuldade pra gastar a energia dela porque moro em apartamento e nos passeios não posso soltar ela para correr e gastar energia.
    Ja tentei Calmavet, florais de bash e Ansitec mas nenhum resolveu. Teria indicação de algum remédio controlado que possa solicitar a algum veterinário que seja eficiente? Que deixe ela mais calma para diminuir a reatividade, mas que não deixe ela grogue?

    Resposta
    • Olá Debora, tudo bem? De cara, não te aconselho a dar remédio nenhum para controlar a energia da sua cadela… Realmente temos alguns animais que são mais hiperativos que outros, por raça, temperamento… enfim… O negócio é fazer atividades, quem sabe arrumar outro animal para ajudar a fazer ela gastar energia, ou colocar num agility, coisa do tipo. Remédios… não recomendo. Abraços!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alguns números

281382
Views Hoje : 213
Views 30 dias : 10888
Views Ano : 158938
pt_BR