NAVE TretasPostsVideoaulas

Trazodona em Pets – Pra que usar? Será que pode dar ruim?

A trazodona tem sido bastante utilizada em pets nos últimos anos, geralmente em casos de ansiedade, fobias, mudanças de ambiente e viagens ou em períodos de festividades que envolvem fogos de artifício. Esse uso tem, inclusive, se tornado muito comum na clínica veterinária, o que faz com que a trazodona seja encarada como um medicamento seguro e que não tenha efeitos indesejáveis. Mas, será que isso é realmente verdade? Além disso, especialmente para nós, será que a trazodona é útil na anestesiologia veterinária?

A trazodona realmente parece trazer benefícios nessas questões que levantamos anteriormente, especialmente em cães. A dose ainda não é muito bem definida mas está em torno de 2 a 8 mg/kg, por via oral, a cada 8 a 24 horas. Os animais tendem a ficar mais calmos, entre 1 e 2 horas após a administração por via oral. Mas o objetivo desse post não é falarmos sobre o efeito tranquilizante, e sim focarmos nos possíveis efeitos indesejáveis que esse medicamento pode causar, ok? Vamos lá!

Síndrome Serotoninérgica

A trazodona é um antidepressivo que não tem uma classe farmacológica específica. Um dos mecanismos de ação desse medicamento é atuar na inibição da receptação de serotonina. Esse efeito pode ser exacerbado caso o animal receba outros medicamentos com esse mesmo mecanismo de ação, ao mesmo tempo. Nesses casos entram o tramadol e a amitriptilina.

Animais em síndrome serotoninérgica podem apresentar desde taquicardia e hipertensão até convulsão e morte. Por isso temos que tomar muito cuidado com tratamentos que usem dois ou mais medicamentos inibidores de receptação de serotonina. Quer dizer que não podemos administrar dois ou mais ao mesmo tempo? Não é bem assim; podemos sim, mas precisamos ficar atentos a esses efeitos indesejáveis, que podem acontecer.

Alterações Cardiovasculares

Outro mecanismo de ação da trazodona é atuar no bloqueio dos receptores alfa-1. No caso, o efeito possível é a diminuição da pressão arterial, que tem efeito importante na anestesia. Nesses casos, talvez o uso de vasoativos, como por exemplo a dopamina, pode ter o efeito prejudicado. Além disso, a trazodona pode provocar bradicardia, especialmente em doses mais elevadas. No traçado eletrocardiográfico pode ser observado prolongamento do intervalo QT, que reflete a duração da repolarização ventricular. Então, em animais internado que estão sob tratamento com trazodona é recomendada monitoração do ECG, principalmente em cães com predisposição a problemas cardíacos ou quando usada em combinação com outros fármacos que podem afetar o sistema cardiovascular.

Outros Efeitos

Outros efeitos relatados, especialmente na medicina são letargia, sedação excessiva, vômito, diarreia e, em alguns casos, incoordenação motora. Há, também, alguma possibilidade de efeito paradoxal, em que ao invés dos animais ficarem mais tranquilos, eles entram em quadro de excitação; é incomum, mas pode acontecer.

E agora?

Esse post não tem nenhum interesse em desencorajar os médicos veterinários a usarem a trazodona nos pets, porque realmente ela reduz o estresse nos animais e em várias situações isso é interessante. Mas precisamos entender que ela também pode causar algum efeito indesejável e que não podemos usar de forma banal, para qualquer coisa… Como sempre, o bom senso é o norte para qualquer coisa!


Leia Também


Pra ler depois:
Benjamin et al. Adverse effects of trazodone in dogs on primary hemostasis and electrocardiogram: A single-blinded placebo-controlled crossover study. J Vet Int Med, 37:2131-2136, 2023.
Dillon L. The efficacy of trazodone in reducing stress related behaviours in hospitalised dogs or dogs confined postsurgery. Vet Evidence, 8:1-20, 2023.
Gilbert-Gregory et al. Effects of trazodone on behavioral signs of stress in hospitalized dogs. JAVMA, 249:1281-1291,2016.
Jay et al. Pharmacokinetics, bioavailability and hemodynamic effects of trazodone after intrevenous and oral administration of a single dose to dogs. AJVR, 74:1450-1456, 2013.


Sugestões? Considerações? Pensamentos? Comente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BR