Escala facial de dor em coelhos
Certa feita, estava eu em uma reunião de um CEUA, em uma Universidade… Em um dado momento questionei o número de camundongos nos grupos experimentais. Acho que eram 20 animais por grupo, num total de oito tratamentos (não me lembro com precisão…). Após a minha fala fui surpreendido com a resposta de um dos membros, a qual foi (essa eu não esqueço!): “Adriano, fique tranquilo, camundongos temos bastante no biotério! Se fosse coelho aí sim daria problema.” (HÃ???)
Bom, hoje vivemos tempos diferentes (ainda bem!), e o estudo da dor em animais está sendo “democratizado” entre as espécies. Obviamente todos os animais sentem dor, a questão é como identificar.
Esse artigo selecionado (Keating et al., 2012), que está alinhado com a videoaula “Fisiopatologia da Dor”, do curso “Anestesia é o Básico”, propõe uma escala facial de dor em coelhos. Ela foi montada baseando-se no posicionamento das palpebras, bochechas, formato do nariz, posicionamento das vibríssas e das orelhas. Como nós comentamos na videoaula, não há nenhuma menção aos parâmetros fisiológicos!
Ainda que as escalas faciais de dor tenham os questionamentos, elas estão mostrando que é possível determinar dor em animais sem que sejam tocados, inclusive podendo ser avaliados remotamente. Com certeza é um avanço no Reconhecimento da Dor em Animais!
Referência
Keating et al., Evaluation of EMLA cream for preventing pain during tattooing of rabbits: changes in physiological, behavioural and facial expression responses. Plos One, 2012. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0044437
Leia Também
- Escala facial para reconhecimento da dor em gatos
- O quanto sabemos sobre dor em aves?
- Dá para reconhecer dor em ruminantes?
Sugestões? Considerações? Pensamentos? Comente!
Ótimo post! Desconhecia esse trabalho.. podia deixar o link para o artigo ou pelo menos a referência completa 🙂
Oi Karina, que bom que gostou do post! O artigo tá lá, como link, mas deixei a referência no final e o link aqui também ok? É da PloOne, link free – https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0044437
Abraços!
You absolutely know how to keep your readers interest with your witty thoughts on that topic. I was looking for additional resources, and I am glad I came across your site. Feel free to check my website UY8 about Thai-Massage.