Dexmedetomidina vs. Dex/Atropina no Débito Cardíaco
Olá Pessoal, tudo bem? Essa discussão está relacionada à videoaula de MPA – Agonistas alfa2 adrenérgicos e anticolinérgicos, do curso Anestesia é o Básico. Nos últimos 5-10 anos o uso de dexmedetomidina vem crescendo bastante como MPA em cães e gatos. Isso se deve principalmente pelo excelente efeito sedativo, bom efeito analgésico e miorrelaxante; obviamente que o marketing tem contribuído muito também. Mas faz parte do jogo. Realmente a dex (carinhosamente chamada assim) funciona muito bem, não só em cães e gatos como também em outras espécies.
Mas, será que ela é boa? SIM!!! Em relação a esses aspectos (sedação, analgesia e miorrelaxamento) ela realmente é excelente. O detalhe importante é “o que ela faz com a fisiologia do paciente”. Ainda que a dex seja o agonista alfa2 adrenérgico mais seletivo para receptores alfa2/alfa1 no momento, as alterações cardiovasculares tem importante relevância. No artigo de Congdon et al, (2011), realizado na Colorado State University, avaliaram qual o impacto de uma dose de 10 µg/kg de dex IM promoveria em cães, associada ou não à atropina.
Independente do tratamento (dex ou dex/atropina), a sedação foi excelente e durou mais de 30 minutos. Tranquilo. A bagunça toda ocorreu no sistema cardiovascular. A FC diminuiu com a dex e aumentou no grupo dex/atropina, como já era esperado. Por outro lado, os autores observaram considerável elevação da PA (nos dois grupos) e muito maior ainda no grupo dex/atropina, como podemos ver na figura abaixo. Ok… podemos pensar que o que queremos é PA boa… Mas o que é PA boa? Hipertensão?
Agora a bomba vem, em relação ao Débito Cardíaco… Queda de 60% no DC! Isso mesmo! Em 15 minutos o volume de sangue bombeado pelo coração por minuto caiu 60%. Isso ocorreu principalmente pelo efeito depressor do miocárdio e aumento da resistência vascular periférica. Complicado né? Pressão “aparentemente boa”… mas DC péssimo. Ressalva… vamos lá… A dose deve ser considerada. Hoje podemos usar 5 µg/kg de dex que ainda sim conseguiremos sedação. Assim, o impacto cardiovascular seria menor. A associação com outros medicamentos também poderia diminuir esse impacto.
Haaa então não vamos usar dex? Não é bem assim. Inclusive acho ela muito boa para o que se propõe (sedação, analgesia, miorrelaxamento). Porém, temos que ponderar quando utilizar e não sempre utilizar.
Esquecemos de discutir sobre a PaO2… Mas isso é uma outra história… ou vai lá e leia o artigo! ; )
Read also about:
- Premedication - Alpha 2 agonists and anticholinergics
- Analgesia por infusão contínua em cães – Agonistas alfa-2 adrenérgicos
- Até onde vai a analgesia do Tramadol?
Suggestions? Thoughts? Comments? Share!
Like!! Thank you for publishing this awesome article.
Your blog has really piqued my interest on this topic. Feel free to drop by my website 48U about Thai-Massage.