Bloqueios oculopalpebrais em equinos

Olá tripulantes do NAVE, tudo bem? Nesse vídeo demonstramos as técnicas de bloqueios oculopalpebrais em equinos. Especialmente nesse paciente, o qual foi submetido à enucleação por carcinoma, fizemos os bloqueios dos nervos auriculopalpebral, lacrimal, zigomático, infratroclear e óptico. Isso foi necessário para insensibilizar a área, evitar reflexo palpebral durante o procedimento e também evitar estimulação do nervo óptico durante o ato cirúrgico, ainda que o animal estivesse em anestesia geral inalatória.

Nervo auriculopalpebral

O nervo auriculopalpebral é um ramo do nervo facial e tem apenas inervação motora, mais especificamente, da pálpebra superior. Está localizado na porção mais dorsal do processo zigomático do osso temporal e ao processo zigomático do osso temporal, próximo à articulação temporomandibular. Geralmente utilizamos entre 0,5 e 2 mL de anestésico local para esse bloqueio.

Nervo lacrimal

O nervo lacrimal é um ramo do nervo oftálmico e está 1 cm dorsal à comissura lateral da pálpebra superior. Utilizamos entre 0,5 e 2 mL de anestésico local para esse bloqueio.

Nervo zigomático

O nervo zigomático é um ramo do nervo maxilar, está numa depressão ventral ao olho, na região supraorbital do osso zigomático. Utilizamos entre 0,5 e 2 mL de anestésico local para esse bloqueio.

Nervo infratroclear

O nervo infratroclear é um ramo do nervo oftálmico e localiza-se 1 a 2 cm dorsal à comissura medial da pálpebra superior. Utilizamos entre 0,5 e 2 mL de anestésico local para esse bloqueio.

Principais nervos para bloqueios perineurais na cabeça de equinos. Fonte: Luna SPL, Carregaro AB. Bloqueios Locorregionais em Equídeos. In ___ Anestesia e Analgesia de Equídeos, Ruminantes e Suínos. 333-397, 2019.

Nervo óptico

Região caudal ao bulbo ocular, na fissura orbital. O bloqueio deste nervo é fundamental na enucleação pois o nervo óptico tem ligação intrínseca com o nervo vago. Assim, no ato de pinçamento para enucleação, caso não haja bloqueio efetivo, o paciente pode apresentar bradicardia intensa, decorrente de estímulo vagal.

Todos os nervos superficiais podem ser bloqueados com 1 a 2 mL de lidocaína. Já o bloqueio retrobulbar deve ser realizado com agulha longa e romba (7 – 10 cm) e devemos administrar entre 10 e 15 mL de lidocaína.

Outros bloqueios perineurais importantes realizados na cabeça de equinos são os dos nervos supraorbitário, infraorbitário e mentual (mentoniano). Outros procedimentos em equinos podem ser vistos nessa playlist do youtube. Vai lá e veja!


Pra ler depois
– Luna SPL, Carregaro AB, Bloqueios Locorregionais em Equídeos. In ___ Anestesia e Analgesia de Equideos, Ruminantes e Suínos. 333-397, 2019.

Sugestões? Considerações? Pensamentos? Comente!

Deixe uma resposta